• Ícone de coração
  • Ícone de envelope
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
Escadas internas da casa.
Detalhe de janela aberta

Projeto Cuidando de quem cuida

O projeto teve início no ano de 2012 estendendo-se aos dias atuais.

Tem por objetivo oferecer aos educadores das instituições e aos pais ou familiares a oportunidade de obter informações e trocar experiências em grupo sobre o real significado de o que é realmente cuidar e como cuidar melhor das crianças, adolescentes ou idosos, dos seus vínculos familiares, das suas relações de trabalho e de si mesmos.

Está voltado para atender especialmente:

  • Familiares e outros responsáveis que precisam CUIDAR de bebês, crianças e adolescentes e/ou idosos que convivem no ambiente familiar ou institucional;
  • Membros da equipe educacional de instituições parceiras e outros educadores que colaboram com a função familiar de CUIDAR;
  • Adolescentes que demandam orientação.

O ‘Cuidando de quem cuida’ veio a desenvolver um trabalho envolvendo algumas instituições parceiras da SBS/OPJ e seu corpo técnico, adolescentes/famílias, com foco no diálogo e na valorização de cada pessoa.

O projeto funciona de forma itinerante indo ao encontro dos mais variados públicos da cidade do Rio de Janeiro, seja em instituições, seja em comunidades sempre atendendo a demandas de cuidado para com os que, em geral, ficam à margem na sociedade.

A partir deste trabalho com diálogos e dinâmicas, as famílias puderam entender a necessidade de bem educar os seus filhos em parceria com a Instituição.

Consequentemente, observou-se uma melhora na autoestima das famílias, que desenvolveram laços de confiança e afetividade com as equipes e a direção daquelas instituições parceiras da SBS-OPJ.

PÚBLICO BENEFICIADO até outubro de 2014: 408 pessoas

2012 – 2013 (na União das Operárias de Jesus): 120 pessoas (entre crianças, adolescentes, famílias e equipe institucional);

2013 – 2014 (na Obra do Berço): 78 pessoas (entre educadores da Instituição e pais ou responsáveis por bebês e crianças de 6 meses a 6 anos);

2014 (na ASPA – Ação Social Padre Anchieta, na comunidade da Rocinha): 120 pessoas (entre educadores e familiares), em parceria com o Projeto Unicom, da PUC-Rio.

2014 na ASPA – Ação Social Padre Anchieta, na comunidade da Rocinha: 120 pessoas (entre educadores e familiares), em parceria com o Projeto Unicom, da PUC-Rio.

2014- No Colégio Nossa Senhora de Lourdes ( Botafogo) : mais de 90  famílias oriundas da Unape, do Centro Social José Bonifácio e do grupo  que recebe cesta básica nesse Colégio.

2014- Neste segundo semestre iniciamos no Centro Social Cristo Redentor no Cosme Velho

 

Equipe:

Responsável Técnica e Supervisora: Maria Inés Saadi de Tozatto
Equipe 2012-2013: Cristiane Freitas / Patrícia Amaral e Vania Fernandes
Equipe 2013-2014 : Patrícia Amaral / Aenes Fernandes e Paula Pegado

Ícone de coração Seja um amigo da SBS