• Ícone de coração
  • Ícone de envelope
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
Fachada da casa onde a SBS está localizada. Casarão amarelo antigo
Detalhe de janela aberta

‘Casa Professor Luiz César Monnerat Tardin’: a inauguração da placa

O casarão amarelo, cercado de verde e escondido no silêncio de uma ruazinha de Laranjeiras foi por muito tempo seu refúgio diário, seu ambiente de trabalho e dedicação, onde buscava tornar melhor a vida de muitos e permitir a outros tantos sonhar, ter esperança, realizar projetos almejados e amar incondicionalmente.

Esta casa, ele amou profundamente. E dela se orgulhava pelos projetos que abrigou.

Nesta casa ele cresceu e fez crescer, buscou sonhos e os tornou realidade. E nos ensinou que sonhar nunca é demais, que o impossível pode ser possível com dedicação, trabalho, luta e alegria. E que a fé deve estar sempre presente nos nossos corações. E que grandes conquistas envolvem riscos. E que os riscos podem ser tratados sem sofrimento, mas com fé.

Perto do Professor Tardin nunca nos sentimos desamparados, derrotados ou desesperançados. Se algo não dava certo, vinha logo um sorriso de quem acreditava que poderia dar certo em outro momento. Sim, o momento. Aprendemos com ele a valorizar o momento presente em toda a sua grandiosidade; a lapidá-lo como quem lapida a pedra bruta, utilizando o cinzel do nosso esforço, dedicação e esperança...

Nesta casa, colocou-se a serviço de ajudar os outros e fez dela um espaço de esperança, harmonia e paz. Aqui buscou alternativas para o crescimento e sonhou junto.

Foi único, ao estender sua mão, ao praticar a compaixão e o amor. Proporcionou momentos em que nos dividimos nos objetivos comuns, nas alegrias e na vida.

Foi assim que o Professor Tardin entrou em nossas vidas. Cumpriu seu papel, criou, possibilitou o sonho, a esperança, trouxe risos, vozes e alegria para esta casa. E um dia simplesmente se foi. Seu trabalho feito. E a nós a responsabilidade de continuar e exercitar o amor. Dissemos adeus com tristeza, mas sem tirá-lo dos nossos corações. Corações agradecidos.

A placa de homenagem não será apenas mais uma placa na parede, mas a lembrança sempre presente de tudo o que o homenageado foi, de tudo o que nos ensinou, de tudo em que acreditou.

(A placa foi inaugurada no dia 15 de maio de 2014, durante uma cerimônia que teve a presença de familiares e amigos do Professor Tardin).